As novas medidas já estão valendo desde o dia 13 de Abril . São cerca de R$ 43 bilhões em recursos injetados na economia que contribuem para a sustentabilidade da carteira habitacional e manutenção da adimplência das operações, preservando assim mais de 1,2 milhão de empregos. 

Ações para Pessoas Físicas:

  • Pausa de 90 dias no financiamento habitacional, para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra.
  • Quem já pediu dois meses de prorrogação terá a medida ampliada automaticamente para três meses. Se a crise se agravar, a Caixa poderá estender o benefício por mais tempo.
  • Clientes que usam o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar parte das parcelas do financiamento poderão pedir a pausa no pagamento da parte não coberta pelo FGTS da prestação, por 90 dias.
  • Pagamento das parcelas, com redução do valor por 90 dias. A medida é válida para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso.
  • Carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos.
  • Construções com o financiamento da caixa (construção individual) será permitida a liberação antecipada de até duas parcelas, sem a vistoria.
  • A Caixa anunciou ainda a renegociação de contratos com clientes em atraso entre 61 e 180 dias, permitindo pausa ou pagamento parcial das prestações.

 

Ações para empresas

  • Antecipação de até 20% dos recursos do financiamento à produção de empreendimentos para obras a serem iniciadas.
  • Possibilidade de antecipação da liberação dos recursos correspondentes a até três meses, limitado a 10% do custo financeiro, para obras em andamento e sem atrasos no cronograma.
  • O banco liberou recursos de financiamento à produção não utilizados pela empresa nos meses anteriores, limitados a 10% do custo financiado.
  • Implementação da pausa nos contratos de financiamento à produção por 90 dias, para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra.
  • As construtoras também poderão fazer o pagamento parcial da prestação do financiamento, por até 90 dias, para os clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso.
  • Prorrogação de carência por até 180 dias, para os projetos com obras concluídas e em fase de amortização.
  • Prorrogação do início das obras por até 180 dias.
  • Reformulação do cronograma de obra, nos casos de contingências na execução por questões decorrentes da pandemia de covid-19.

Com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação e exposição dos clientes e empregados à covid-19, a Caixa ampliou o prazo de vencimento de laudos e avaliações.

O banco recomenda a utilização dos canais digitais, como Internet Banking e App Habitação Caixa, além dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7, ou  o número 0800 726 8068 para renegociação de contrato.