Você sabe quais são as cidades irmãs de Joinville?

por | out 12, 2021 | Conteúdo | 0 Comentários

As cidades irmãs de Joinville estão espalhadas pelo mundo e simbolizam parcerias diplomáticas importantes e curiosas ao município. Você sabe quais são elas?

Neste texto, vamos explicar o que significa ter uma cidade irmã e quais são as vantagens que essa relação oferece, e mostrar quais são as cidades irmãs de Joinville.

O que é cidade irmã?

É uma relação entre duas cidades em forma de paradiplomacia, que não está relacionada com os governos locais.

A geminação de cidades ou cidades irmãs ocorre quando duas cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem um laço de cooperação. Esse laço está relacionado com cultura, saúde, educação, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico. 

A partir disso, é mais fácil para os moradores dessas cidades viabilizarem projetos entre elas. Estes são dois exemplos:

  • Educação: com alunos do Ensino Médio que passam um período em alguma instituição de outro país.
  • Cultura: quando um artista leva alguma produção para outro país; na área da pesquisa, facilitando a comunicação entre as duas cidades, entre outros. 

 

Quais são as cidades irmãs de Joinville?

Schaffhausen – Suíça 

Schaffhausen.jpg

É uma comuna localizada na extremidade norte da Suíça com cerca de 33 mil habitantes. O centro histórico de Schaffhausen é considerado um dos mais bonitos da Suíça, devido às suas muitas janelas envidraçadas e fachadas pintadas. A parceria com Joinville dura há 13 anos e acontece principalmente na área cultural.

 

Chesapeake – Estados Unidos

Great Dismal Swamp Canal.jpg

É uma cidade independente localizada no Estado da Virgínia, com cerca de 222 mil habitantes, fundada em 1963. É famosa por concentrar muitas reservas ambientais, rios e lagos. Foi a primeira cidade irmã de Joinville e permitiu um programa de troca de correspondências entre estudantes brasileiros e estadunidenses. 

 

Zhengzou – China

Zhengzhou photos.png

Localizada na parte central do território chinês, Zhengzou possui cerca de 10 milhões de habitantes. É uma das cidades centrais nacionais chinesas, serve como o centro político, econômico, tecnológico e educacional da província. Além de ser uma cidade histórica e cultural. É famosa pelo Templo Shaolin e foi a capital da Dinastia Shang.

Por meio da parceria, vários estudantes do ensino superior puderam fazer intercâmbios na China.

 

Joinville-le-Pont – França

A ponte de Joinville-le-Pont.

É uma comuna francesa com cerca de 19 mil habitantes. A cidade possui muitos jardins e praças de grande beleza, mas é o Rio Marne que concentra grande atenção. 

O principal objetivo da parceria é desenvolver áreas como artes, turismo, museologia e educação.

Spišská Nová Ves – Eslováquia 

File:Spišská Nová Ves Street 01.JPG

É uma cidade da Eslováquia, situada no distrito de Spišská Nová Ves, na região de Košice. Sua população é de cerca de 38 mil habitantes e sua economia é baseada no turismo. 

Os principais benefícios da parceria foram intercâmbios nas áreas de tecnologia e educação, com trocas de experiências entre escolas profissionalizantes e faculdades da Eslováquia.

Langenhagen – Alemanha

Localizada no distrito de Hanôver, estado de Baixa Saxônia. É uma pequena cidade com cerca de 54 mil habitantes. Esta foi a primeira cidade-irmã de Joinville, em parceria firmada no final da década de 1970. O principal objetivo foi promover artistas de ambos os países.

Langenhagen – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Sobre Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina com cerca de 600 mil habitantes; e a terceira mais populosa da Região Sul do Brasil.

Ela possui um elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e é o maior polo metalúrgico de Santa Catarina.

É também conhecida por diversos apelidos como: “Manchester Catarinense”, “Cidade das Flores”, “Cidade dos Príncipes” e “Cidade da Dança”.

Flower Park Residence - 2 Suítes Decorado

Agora que você conhece um pouco mais sobre a cidade, sabe quais são as cidades irmãs de Joinville, que tal conhecer o Flower Park Residence, empreendimento da RV na cidade?

 

More e invista em Santa Catarina

Um estado encantador, com excelentes opções de moradia e de investimento imobiliário com a RV Empreendimentos! Conheça ofertas nas melhores cidades de SC.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *