Conheça a origem dos apelidos de Joinville

por | set 11, 2021 | Privado | 0 Comentários

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. Ela possui um elevado índice de desenvolvimento humano entre os municípios brasileiros e é também um grande polo econômico e tecnológico. Além disso, a cidade tem vários apelidos. Hoje você conhecerá o que significa cada um dos apelidos de Joinville!

Cidade dos Príncipes

As terras que abrangiam Joinville e outros municípios da região faziam parte do dote da princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro 1º, quando ela se casou com o príncipe francês François Ferdinand Philippe, em 1843.

Alguns anos depois, o príncipe vendeu uma parte dessas terras para a Sociedade Colonizadora de Hamburgo. Isso trouxe à Joinville os primeiros imigrantes alemães, suíços e noruegueses. 

Por causa dessa doação, a cidade de Joinville ganhou esse apelido de “Cidade dos Príncipes”.

Cidade da Dança

A cidade sedia o Festival de Dança de Joinville, conhecido como o maior festival de dança do mundo. Outro fato importante é que a cidade abriga a única filial do Teatro de Bolshoi fora da Rússia.

Por isso, a dança se tornou com o passar dos tempos um dos principais patrimônios culturais da cidade. Ainda hoje é a principal forma de arte mais reconhecida de Joinville.

Cidade das Flores

Joinville também é sede da Festa das Flores, que é patrimônio histórico da cidade. Entre as atrações estão exposições de plantas ornamentais e flores, workshops, mercados, paisagismo, apresentações artísticas, entre outras. 

Cidade das Bicicletas

Esse apelido surgiu nos anos 70, quando a cidade foi noticiada por um jornal sendo chamada de Cidade das Bicicletas, por causa dos cerca de 4000 operários que iam trabalhar de bicicleta diariamente. 

Inclusive, Joinville faz valer o apelido sediando também o único museu da bicicleta da América Latina. 

Manchester Catarinense

No final da Segunda Guerra Mundial, o país não recebia mais produtos industrializados vindos da Europa. Nessa época, Joinville “se virou” muito bem. Entre as décadas de 50 e 80, a cidade se tornou um dos principais polos industriais do país. Assim como aconteceu com Manchester, cidade inglesa que teve papel importante durante a Revolução Industrial e é conhecida por suas fortes indústrias. 

A característica se preserva na cidade, que ainda hoje segue com uma indústria forte, que catapulta Joinville à posição de maior PIB de Santa Catarina.

Empreendimentos conectados aos apelidos de Joinville

Na RV, acreditamos que cada empreendimento imobiliário deve dialogar com a cidade e com as pessoas que estão em seu entorno. Não à toa, o Flower Park Residence, nosso projeto em Joinville, tem ligações diretas com cada um dos apelidos que tornam Joinville uma cidade única no Brasil.

A começar pelo logo do projeto, que dialoga com eles, trazendo a flor, a roda da bicicleta e a sapatilha das dançarinas de balé.

Embora esteja conectado com a história da cidade, na prática o Flower Park também tem como objetivos trazer toques de modernidade e de lifestyles exclusivos para a cidade. Isto é feito através de arquitetura moderna, sofisticada, com ampla área interna e um complexo de lazer absolutamente completo.

More e invista em Santa Catarina

Um estado encantador, com excelentes opções de moradia e de investimento imobiliário com a RV Empreendimentos! Conheça ofertas nas melhores cidades de SC.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *