Curiosidades sobre Joinville: descubra 13 fatos que tornam uma cidade única

por | jan 10, 2022 | Conteúdo | 0 Comentários

Você conhece a versão europeia do sushi? Já ouviu falar em um jacaré com nome de alemão? Sabe qual é o maior polo industrial de SC? Estas são apenas algumas curiosidades sobre Joinville que você conhecerá neste texto.

A cidade é a maior de Santa Catarina, famosa nacional e internacionalmente por vários aspectos, como economia e cultura. 

Aprenda um pouco mais sobre a história e a cultura de Joinville, conheça a origem de alguns apelidos e descubra mais sobre uma das melhores cidades para morar no Brasil!

 

Culinária alemã

A influência alemã pode ser vista de diversas maneiras em Joinville. Uma das mais famosas (e deliciosas!) é a gastronomia. Pratos tipicamente brasileiros se combinam com receitas alemãs históricas, que chegaram na cidade por meio dos imigrantes em gerações passadas. 

Desde então as receitas se reinventaram, evoluíram e se adaptaram. Até hoje elas fazem parte dos cafés da tarde de boa parte da cidade!

Alguns exemplos são:

  • Chineque: Pão doce, que pode ser apenas uma massa, ou receber vários tipos de cobertura. É uma comida-símbolo de Joinville, mas também existe em outras regiões e cidades.
  • Rollmops: Prato de peixe cru enrolado em cebola ou pepino em conserva. Muitas pessoas comparam com o sushi por causa dos ingredientes, mas o sabor é bem diferente. O peixe mais usado no preparo é a tilápia.
  • Cuca: É uma adaptação brasileira de um bolo de tabuleiro muito famoso na Alemanha. Pode ter vários tipos de cobertura – uma das mais tradicionais é a farofa doce, mas também é possível encontrar de queijo, abacaxi e até chocolate.
  • Orelha de gato: uma massa doce torcida e polvilhada de açúcar. Tem vários nomes dependendo da região do Brasil – cueca virada, orelha de gato e grostoli são os mais comuns.

 

Tradição em cerveja

Nada mais alemão do que acompanhar a culinária típica com uma boa cerveja, não é mesmo? E Joinville também oferece essa possibilidade!

A cidade tem grande tradição na produção de cervejas artesanais, fruto da influência alemã na cultura da cidade. Inclusive, quem não dispensa uma cerveja especial pode até fazer um tour para conhecer as diferentes cervejarias e bares da cidade.

 

Lar de animais famosos

Uma das figuras mais ilustres de Joinville é Fritz, um simpático jacaré-de-papo-amarelo que habitava o rio Cachoeira. Várias pessoas já viram e fotografaram o jacaré em vários locais da cidade, desde o seu habitat natural até algumas ruas próximas.

Apesar de muitas pessoas se assustarem com a ideia de um jacaré na cidade, Fritz era inofensivo e nunca causou nenhum acidente. Aliás, outra curiosidade sobre Joinville: é possível encontrar coxinhas em formato de Jacaré em homenagem ao Fritz.

Em 2015, foi divulgada uma notícia de que um jacaré de 2,5 metros foi encontrado morto no rio Cachoeira e muitas pessoas na cidade pensaram que se tratava do Fritz. Mas ainda há quem duvide

Além dele, a cidade também costuma ter capivaras às margens de alguns rios. Também são animais simpáticos, que a população adora e não costumam causar nenhum tipo de transtorno.

 

Praias e mangues

Curiosidade sobre Joinville que nem todo mundo sabe: a cidade tem praia sim! Parte da Baía de Babitonga está no entorno de Joinville, então existe acesso a uma faixa de areia banhada pelo mar. 

É a praia do Vigorelli, popularmente chamada de Praia de Joinville.

É um lugar calmo, sem a estrutura e as atrações de outros municípios de Santa Catarina, mas uma escolha perfeita para curtir os dias de calor e relaxar sentindo a brisa do mar soprando o rosto.

Tem bares e balsa, mas também pode ser acessada por estrada de terra.

 

Maior polo industrial do estado

Joinville já é famosa por o principal polo de indústrias em Santa Catarina, o que também se reflete no maior PIB do estado. Além disso, também é uma das melhores cidades para investir no setor, segundo uma pesquisa da Urban Systems.

Ela é referência para indústrias metal-mecânicas, de tecidos, alimentos, softwares, eletrodomésticos, entre outras. 

Até por isso, Joinville tem o apelido de Manchester catarinense, em referência à cidade inglesa renomada por sua força industrial.

 

Referência arqueológica mundial

Além de todas as suas qualidades, Joinville também tem um valor muito grande para a história. A cidade abriga diversos sítios arqueológicos, preservados desde a década de 1960. Eles são fontes importantes de conhecimento sobre quem somos nós e como chegamos até aqui!

Joinville abriga vários sambaquis entre dois e seis mil anos atrás. Eles são sítios arqueológicos deixados por habitantes de épocas muito antigas e hoje são estudados por arqueólogos.

A cidade tem o Museu do Sambaqui, para quem quer visitar e conhecer melhor essa história incrível.

Mas o município vai além na preservação: os museus exibem as peças e também cuidam para que o sítio seja preservado e possa ser estudado por gerações, o que não é comum em sítios arqueológicos do Brasil.

 

Tem vários museus

Além do Museu do Sambaqui, Joinville tem mais de 10 museus e galerias de arte!

São locais que contam a história geral da cidade, falam sobre momentos específicos. Outra curiosidade sobre Joinville: tem até museus para objetos específicos, como a bicicleta ou o ferro de passar.

Os mais conhecidos são: 

  • Instituto Internacional Juarez Machado;
  • Museu Nacional do Corpo de Bombeiros;
  • Museu da Bicicleta;
  • Museu de arte de Joinville;
  • Museu Nacional de Imigração e Colonização;
  • Casa Memorial e Cemitério do Imigrante;
  • Museu do Ferro de passar;
  • Museu Casa Fritz Alt;
  • Cidadela Cultural Antarctica;
  • Galeria 33.

 

Berço dos primeiros Bombeiros Voluntários do Brasil

Hoje em dia várias cidades têm grupos de bombeiros voluntários, mas essa história nasceu em Joinville!

Foi a primeira cidade do Brasil a fundar a organização, em 1982. No ano seguinte a cidade recebeu a primeira bomba manual para apagar incêndios, diretamente da Alemanha.

Atualmente são mais de 1700 voluntários, que atuam em diversas frentes, como primeiros-socorros, atendimento em casos de incêndios, entre outros serviços importantes para a comunidade.

 

Apresenta muitas festas e festivais famosos

Se você gosta de festa, Joinville é o lugar certo! Durante todo o ano, são diversas festividades que refletem aspectos importantes da vida na cidade em gerações passadas, em especial a agricultura.

As festas mais famosas são: 

  • Festa do Colono Piraí; 
  • Festa do Colono Rio da Prata; 
  • Encontro Folclórico; 
  • Festa da Colheita; 
  • Festa do Arroz; 
  • Festa da Banana; 
  • Festa da Polenta; 
  • Oba Fest, entre diversas outras. 

 

Tem seis cidades irmãs

Joinville tem seis cidades-irmãs espalhadas pelo mundo. São cidades que compartilham alguma característica, por isso os governos fazem apoios de cooperação. São elas:

  • Zhengzhou, na China;
  • Chesapeake, nos Estados Unidos; 
  • Spišska Nová Ves, na Eslováquia;
  • Langenhagen, na Alemanha;
  • Joinville-le-Pont, na França;
  • Schaffhausen, na Suíça.

Temos um texto aqui no blog que fala mais sobre cada uma! Clique aqui para ler.

Cidade das flores

Um dos elementos que mais embeleza Joinville são as flores! Não à toa ela recebe o apelido de cidade das flores, já que elas são protagonistas na decoração da cidade. 

Essa história começa com a colonização europeia, especialmente de alemães, noruegueses e italianos. Muitos trouxeram sementes da Europa e elas floresceram por causa do clima e características geográficas de Joinville.

Também conhecida como Cidade das Flores por conta da grande influência da cultura alemã. A região promove a Festa das Flores, que é patrimônio histórico da cidade. 

Para celebrar a tradição, há mais de 80 anos a cidade realiza a Festa das Flores, uma das principais atrações turísticas da cidade. Ela celebra o período de colheita, por meio de workshops sobre jardinagem, venda de plantas, apresentações artísticas. E, é claro, lindas decorações com as plantas!

Capital brasileira da dança

Para quem aprecia as artes, especialmente a dança, Joinville é parada obrigatória. A cidade tem o Festival de Dança de Joinville, o maior evento do tipo no mundo. É uma festa que atrai os melhores dançarinos para os palcos e pessoas de todas as regiões do Brasil para a plateia.

Joinville é a sede da única escola do Bolshoi, companhia de balé mais famosa do mundo, fora da Rússia.

Além disso, muitos dançarinos de companhias reconhecidas e premiadas, como o próprio Bolshoi, ou a Royal Ballet (Inglaterra) e New York City Ballet (Estados Unidos) passaram pelas escolas de dança joinvilenses.

Toda essa história, que já dura várias décadas, fez com que Joinville se tornasse oficialmente a Capital Brasileira da Dança, por meio de uma lei de 2016.

Viva seus melhores momentos em Joinville

E então, gostou dessas curiosidades sobre Joinville? Se você deseja vivenciar de perto as experiências que a cidade pode proporcionar, conheça o Flower Park Residence, empreendimento completo da RV na cidade.

Ele fica no bairro Atiradores, localização estratégica em uma das melhores cidades de SC. Trata-se de um bairro que fica próximo ao centro da cidade e também perto da BR-101, que garante acesso fácil a diversas cidades importantes de Santa Catarina.

É ainda considerado referência em segurança e tem diversas atrações de lazer muito próximas. Não à toa, é uma região que vive grande valorização.

O Flower Park Residence o torna um local ainda mais diferenciado: é um empreendimento completo, de alto padrão, que traz para Joinville o lifestyle badalado dos balneários mais desejados do estado. 

Flower Park Residence - 2 Suítes Decorado

 

More e invista em Santa Catarina

Um estado encantador, com excelentes opções de moradia e de investimento imobiliário com a RV Empreendimentos! Conheça ofertas nas melhores cidades de SC.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *