Dicas de iluminação: 5 estratégias para transformar seu lar

por | jun 13, 2022 | Conteúdo | 0 Comentários

Aprender como melhorar a iluminação nos ambientes da casa é decisivo para uma decoração de sucesso. É verdade que o conceito de “bom” pode mudar de pessoa para pessoa, mas existem algumas regras que podem te ajudar.

Por exemplo, uma iluminação bem planejada pode valorizar cômodos e criar efeitos de relaxamento e conforto. Neste texto você verá 5 dicas de iluminação simples para tornar sua casa ou apartamento ainda mais belos. 

 

Observar bem o espaço e definir o planejamento

É importante que o projeto de iluminação leve em conta a função do cômodo e não só a estética.

De acordo com cada atividade realizada, o ambiente precisa de uma quantidade mínima de iluminância (ou intensidade de iluminação). Atrás da embalagem das lâmpadas está descrita a potência do produto e os níveis de iluminância (lx).

A Norma Brasileira que fornece orientações quanto aos níveis de iluminância para os ambientes é a NBR 5413. Ela define para cada ambiente:

  • Cômodos em geral = 150 lx;
  • Circulações e escada = 150 lx;
  • Garagem = 150 lx;
  • Salas de leitura = 500 lx;
  • Escritórios = 500 lx;
  • Sala de desenho ou atelier = 1000 lx.

Sabendo disso, já é possível ter uma ideia de quantas lâmpadas são necessárias para iluminar cada ambiente da sua casa. 

 

Escolha uma  boa luz central

Quando se quer distribuir a iluminação por todo o cômodo, a luz central é uma excelente escolha. Ela é a principal de cada cômodo e irradia luz para todos os espaços.

Porém a escolha das luminárias deve ser de acordo com o tamanho do ambiente. Ambientes maiores pedem a escolha de luminárias maiores a fim de que se alcancem níveis uniformes de claridade por todo o espaço. 

 

Utilize luz indireta

A luz indireta é responsável por produzir uma iluminação mais pontual e difusa. É aquela luz que não ilumina diretamente um ponto. Por meio da luz indireta, é possível criar jogos interessantes de luz e sombra para destacar determinados pontos da decoração.

Além disso, seu uso costuma criar um ambiente mais intimista e aconchegante. É possível se conseguir essa iluminação através de abajures e luminárias de piso, por exemplo. 

 

Crie sentimentos usando diferentes temperaturas de luz

Na iluminação os tons brancos/azulados são estimulantes. São ótimos para serem colocados em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, que são cômodos funcionais.

Já os tons amarelados são ótimos para criar ambientes mais íntimos e aconchegantes, ou seja, eles são bons para áreas de descanso. 

Sabendo disso, é importante colocar a tonalidade ideal para cada ambiente. Porque o ambiente pode ser destruído por uma iluminação de tonalidade errada. 

Outro ponto importante ao aplicar esta dica de iluminação é escolher uma tonalidade que combine com a cor das paredes. 

 

Aproveite a versatilidade do Led

O LED pode se apresentar de várias formas como em lâmpada, fita ou outro formato. Esse tipo de iluminação é um grande aliado, porque é sustentável e possui longa duração. Outra vantagem é que a emissão de calor dessas lâmpadas é bastante baixa. 

Ele pode ser usado de diversas formas. Uma maneira muito interessante é através das fitas de LED que podem dar destaque para certos locais no cômodo, como, por exemplo, estantes ou prateleiras. 

Esperamos que estas dicas de iluminação te ajudem a transformar o seu lar! Caso queira ver projetos de decoração de alto padrão na prática, siga a RV Empreendimentos no Instagram e acompanhe alguns registros dos nossos imóveis.

More e invista em Santa Catarina

Um estado encantador, com excelentes opções de moradia e de investimento imobiliário com a RV Empreendimentos! Conheça ofertas nas melhores cidades de SC.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

Empreendimentos

Siga o nosso instagram